QUESTÕES GERAIS

Os nossos modelos consomem energia elétrica: utiliza como forma de propulsão um motor elétrico instalado na roda traseira com um controlador de alta eficiência, alimentado por uma ou duas baterias.

O custo de carregamento das nossas motos varia entre 0,38€ e 0,60€ por cada 100 quilómetros. O utilizador deverá ter em conta a tarifa mediante o horário em que efetua o carregamento.

Face a motas de combustão as nossas motas elétricas têm custos de manutenção baixos. Não tendo peças amovíveis os componentes com mais desgaste são: as pastilhas de travão, óleo dos travões e pneus.
Relativamente a um plano de manutenção, aconselhamos que após os primeiros 500kms seja feita uma inspeção ao veículo na nossa loja; as restantes revisões devem ser realizadas a cada 5000 km.

A autonomia média varia mediante diversos fatores como o perfil de utilização, estilo de condução e as características do percurso. Os nossos modelos permitem percorrer até 365 km.

O tempo de carregamento varia mediante a carga restante da bateria e a fonte de energia utilizada para efetuar o carregamento. Nos modelos disponíveis para compra na BS mov o tempo de carga varia entre as 0,6 h e as 9,3 h. Deves evitar descargas completas para não comprometer a longevidade das baterias.

Caso não utilizes os nossos modelos durante um longo período de tempo, deverás efetuar previamente um carregamento de 80% ~ 90% e guardar as baterias num local seco e protegido da luz solar direta para
manter as baterias em perfeitas condições. Deverás efetuar carregamentos completos ocasionalmente para estabilizar as células.

Para circular na via pública os modelos watt são homologados (para duas pessoas), sendo necessário legalizar e efetuar o registo de matrícula.

O utilizador deverá utilizar capacete, possuir carta de condução de ciclomotores (50cc) e seguro de responsabilidade civil.

Caso optes por modelos mais potentes equivalente a 125 cc deverás ser portador de carta de condução de ligeiros.

Poderás circular com os nossos modelos em tempo de chuva mas não deverás percorrer locais onde o nível de água é superior ao centro da roda traseira para não causar danos no veículo.

As nossas motas elétricas têm o prazo de 3 anos de garantia, para particulares, e 18 meses de garantia para empresas, sempre com assistência técnica garantida pela Watt.

Garantia da marca Zero Motorcycles/Kms ilimitados: 5 anos

A cobertura da garantia em relação à bateria é de 2 anos ou 15.000 km, o que ocorrer primeiro.

Consulta o manual de instruções/garantia para saberes todos os detalhes.

14 anos de idade

Licença especial – Categoria Ciclomotor 50cc 45Km/h

· Se tiveres 14 anos, podes obter uma licença especial de condução para conduzir um ciclomotor de 50 cc, com o limite máximo de velocidade de 45km/h.

·  A licença especial obriga a 15 horas de formação, 7 horas teóricas, seguidas de 8 horas práticas.

·  Não poderás transportar passageiros nem conduzir em auto-estradas.

16 anos de idade

Categoria Ciclomotor – 50cc 45Km/h

·  Se tiveres 16 anos, podes habilitar-te à Carta AM e conduzir um ciclomotor de 50cc, limitado a uma velocidade máxima de 45km/h.

·  Terás formação teórica, seguida de exame. Depois de concluído com sucesso o exame teórico, poderás iniciar a formação prática, a que se seguirá o respectivo exame.

·  Não poderás transportar passageiros nem conduzir em auto-estradas.

·  Se fores titular de uma carta de condução de automóvel, também podes conduzir um ciclomotor que cumpra os requisitos mencionados sem necessidade da Carta AM.

Categoria A1 – 125cc  11kw & 0,1 kw/kg

·  Se tiveres 16 anos, podes também habilitar-te à Carta A1 e conduzir uma moto ou scooter de 125cc, limitada a 11kw de potência e a uma relação peso/potência de 0,1 kw/kg.

·  Terás formação teórica, seguida de exame. Depois de concluído com sucesso o exame teórico, poderás iniciar a formação prática, a que se seguirá o respectivo exame.

·  Irás então receber a tua carta A1 e poderás conduzir um veículo de 125 cc sem quaisquer restrições relativas à via em que circulas, podendo transportar um passageiro.

·  Podem ser referidas como vantagens adicionais:

·  Possibilidade de autopropositura a exame prático para a Carta A2 – caso sejas titular da carta A1 há pelo menos 2 anos, dispensando a componente teórica.

·  Dispensa do exame teórico para a carta B (automóveis).

18 anos de idade

Categoria A2 – 35kw  & 0,2 kw/kg

·  Aos 18 anos, podes habilitar-te à Carta A2 para conduzir uma moto sem limite de cilindrada, mas com limite de potência de 35kw e a uma relação peso/potência de 0,2 kw/kg.

·  Terás formação teórica, seguida de exame. Depois de concluído com sucesso o exame teórico, poderás iniciar a formação prática, a que se seguirá o respectivo exame.

20 anos de idade

Categoria A – Motos sem limites de cilindrada e potência

·  Os titulares da Carta A2 desde os 18 anos, podem aos 20 anos (2 anos após possuírem a Carta A2), auto-propôr-se para efetuar o exame prático para a Carta A, ficando isentos da componente teórica.

24 anos de idade

Categoria A – Motos sem limites de cilindrada e potência

·  Aos 24 anos de idade, poderás tirar a Carta A, submetendo-te a exame teórico e prático, depois das respectivas formações.

·  Caso sejas titular da carta A1 pode auto-propôr-te para efetuar o exame prático para a Carta A, ficando isento da componente teórica.

·  Caso sejas titular de carta B, o exame teórico tem apenas 10 questões.

·  Depois de passares o exame prático, serás titular da carta de condução A e poderás conduzir uma moto sem limites de cilindrada e potência.

25 anos de idade

Categoria A1 – 125cc  11kw & 0,1 kw/kg

·  Se possuires carta B, podes automaticamente conduzir qualquer moto ou scooter de 125cc limitada a 11kw de potência e à relação peso/potência de 0,1 kw/kg.

Se possuires carta B, podes automaticamente conduzir qualquer moto ou scooter elétrica equivalente a 50 cc ou 125cc.